Leitura é um “bom negócio”!

Se cada um de nós fosse um livro, e o dialogo entre duas pessoas fosse uma leitura: que graça teria em conversar, digo ler, livros (pessoas) em branco (sem conteúdo). Nenhuma! Correto?

Boa parte do conhecimento que adquirimos vem das mais diversas formas de leitura. Então, me pergunto: “Porque lemos tão pouco?” Sinceramente, não sei de quem ou do que é a culpa: se é uma questão sócio-cultural ou o que quer que seja. Sei é que a falta da leitura ou o exercício dela é prejudicial a saúde, mesmo que mental. Leitura é algo gostoso, prazeroso e como muitos sabem, pode nos levar a lugares nunca vistos antes. Mas se é algo tão bom assim, porque relutamos tanto em ler?

Isto acontece, em minha opinião, porque os primeiros contatos que temos com a leitura nem sempre são prazerosos. Muitas vezes quando pequenos temos de ler livros que nos são ofertados pela escola dentre as poucas opções; isto quando há opções. Daí, a leitura torna-se maçante e pouco convidativa. Torna-se uma obrigação! Resistimos a ela, os anos passam e ao invés de tornarmos ávidos leitores, fugimos do “companheiro de cabeceira”.

A leitura, em minha opinião, é um hábito, não a ser inserido, mas sim proporcionado. Quando digo isso, me refiro a proporcionar meios de acesso ao pequeno, ou não tão pequeno, futuro leitor. Através dos quais ele possa escolher algo de bom grado e que estimule o hábito antes que possam de fato, cobrá-lo. Como por exemplo, aquela visita a uma biblioteca ou livraria com passe livre para a escolha de um livro, sobre o tema que bem entender. Uma vez que se proporciona o hábito, e este é aceito, os benefícios são os mais diversos. Ler aumenta o conhecimento geral, desenvolve o senso critico, expande o vocabulário, estimula a criatividade e melhora até mesmo a tomada de decisões.

Se tudo isso não prova, ao menos indica que ler é um “bom negócio”.

Fica a reflexão.

“Boa leitura!”

  • Spread The Love
  • Digg This Post
  • Tweet This Post
  • Stumble This Post
  • Submit This Post To Delicious
  • Submit This Post To Reddit
  • Submit This Post To Mixx
 
Todos os direitos reservados.