Qual o momento certo para começar uma pós-graduação?

Decidir qual o momento certo para iniciar uma pós-graduação, confesso não ser uma decisão fácil, porém não é tão difícil assim quanto você pensa. Este ano começo a minha Pós-Graduação e até decidir pelo sim, me questionei se este é o momento certo ou não para iniciá-la. Para auxiliar aqueles que têm esta na dúvida, como eu tinha sobre quando iniciar uma pós-graduação, não é muito complicado, mas é preciso estar ciente de alguns aspectos, a começar por...
Momento da carreira

Como o próprio nome diz “pós” quer dizer depois e não “logo em seguida”. A pós-graduação vem para complementar a formação acadêmica, bem como suprir uma deficiência ou outra que tivemos durante a faculdade. Agora me responda: Qual é a melhor maneira de você descobrir quais habilidades/competências falta a você como profissional se não na prática? Trabalhando? E se você é recém formado e está ingressando no mercado de trabalho, penso ser muito difícil você saber o que lhe falta em termos profissionais. Você pode até achar que sabe, mas acredite, há muito que não sabe. Portanto tenha certeza de ao começar uma pós, já ter identificado com precisão o que lhe falta.

Aplicabilidade

É comum entrarmos na universidade com uma idéia de carreira, sair com uma totalmente diferente e o mercado de trabalho, aliado ao dia a dia, nos fazer comprar uma terceira opção. Quando comecei a universidade tinha um “rolo” com Marketing, então passei a “namorar” com Recursos Humanos e hoje, há dois anos formados estou “comprometido” com Vendas. Buscar uma pós-graduação tão somente para exibi-la não vai levá-lo a lugar algum. Afinal, estudar um ano ou mais para acrescentar uma, duas linhas no máximo ao seu currículo, quando o que realmente importa é quanto você poderá por em prática. Do que adianta, por exemplo, um recém formado estudar Desenvolvimento Gerencial, se ele não ocupa uma posição de liderança.

Disponibilidade

Muito provavelmente o profissional que almeja uma pós-graduação tem de trabalhar durante o dia. Portanto ao começar uma pós esteja certo (a) de ter a dedicação, disposição e os recursos necessários para seguir em frente com a pós e não trancá-la, alegando que falta tempo, que a coisa apertou ou etc. Todo em qualquer estudo que se inicia e se interrompe, torna-se complicado, pouco prazeroso e afeta diretamente na retenção do conteúdo. E o que você procura em uma pós deve ser conteúdo não mais uma dor de cabeça.
Acredito que ponderar sobre estes três aspectos, pode tornar muito mais fácil e acertada a tomada da decisão, seja esta pelo sim ou pelo não. O que não pode é ficar em cima do muro, certo?

  • Spread The Love
  • Digg This Post
  • Tweet This Post
  • Stumble This Post
  • Submit This Post To Delicious
  • Submit This Post To Reddit
  • Submit This Post To Mixx
 
Todos os direitos reservados.